sábado, 2 de agosto de 2008

ENTREVISTA com Pe. Fábio de Melo na Revista TAL! (abaixo) RECEBA O EXEMPLAR (Clique ao lado)

FÁBIO DE MELO, O AUTOR QUE MAIS VENDE LIVRO NO PAÍS!

Exclusivo: Os detalhes sobre sua obra literária, que será lançada na Bienal do Livro em São Paulo, e seu novo CD, gravado pela SOM LIVRE e produzido por Juninho Teixeira


Nascido em Formiga (MG), onde viveu até os dezesseis anos, é um eterno apaixonado pela sua mãe. Autêntico e carismático, Padre Fábio de Melo é o primeiro músico católico na grande mídia!

“É melhor ser chamado de ‘Fábio’ e ser respeitado, que de ‘Padre’, e desrespeitado”. Foi essa a resposta que obtive, quando perguntei se poderia chamá-lo de Fábio, no início do nosso bate-papo.

Prêmio na música, em 2007, dez CD’s gravados, cento e cinqüenta mil livros vendidos em um mês e meio, e sucesso na TV, com o Programa “Direção Espiritual”. Parece que isso é tudo, mas seu talento e vivacidade não o deixam parar. As oportunidades não param de surgir. Fábio acaba de gravar um CD com a LGK - SOM LIVRE, produzido e arranjado por Julinho Teixeira -Prêmio TIM 2008, e se prepara para o lançamento de sua primeira obra literária “Mulheres de Aço e de Flores”, em agosto, na Bienal do livro, em São Paulo.

“Meus contos são irônicos. Ao mesmo tempo em que dou risada, choro. O livro é composto por vinte contos. Foi uma luta ‘cortar’ vinte, dos quarenta contos que escrevi, mas já tenho proposta para lançar a continuação do primeiro” – disse ele sobre sua obra literária, que tem como tema o universo feminino. “É um livro de 20 ‘contos’, mas vai custar em ‘reais’”, brinca.

Ele conta que teve uma boa matriz, sua mãe. “Ela é o ser humano que mais me marcou, e quanto mais o tempo passa, mais eu falo dela. Parece que o amadurecimento me faz sentir a necessidade de mostrar que ela é a maior responsável por quem sou hoje.” Quando fala sobre sua mãe, seus olhos brilham ainda mais, e sua voz fica muito meiga.

Realmente fiquei encantada com a doçura e a sensibilidade do Padre Fábio, ele contou que seu passado foi muito humilde. “Minha vida foi uma tragédia”, desabafa sorrindo. Recentemente deu uma casa de presente à sua mãe “Quero que ela tenha o direito de ser chata, que ela expulse quem quiser... só é proibido pendurar coisas na parede”.

Quem me roubou de mim?”, o livro que torna Fábio de Melo o autor que mais vende livros no Brasil

“Liberdade” é o tema abordado no livro que vendeu, em apenas um mês e meio, mais de 150 mil cópias. “É muito fácil nos roubarem de nós mesmos, pois, cada vez que somos influenciados de maneira negativa por alguém, perdemos algo que nos é muito precioso: a liberdade”.

Essencial aos seres humanos, a autenticidade de Padre Fábio é aparente. Ele diz o que pensa e vive o que sua alma deseja, não o que os outros querem que ele viva. Muito coerente, mostra-nos, por meio do livro, a importância de nos permitirmos ser livres.

“Quando você percebe que a sua vontade está fragilizada, ou que o outro tem um acesso inescrupuloso às suas decisões, você está sendo roubado. Devolver uma pessoa a ela mesma é, quem sabe, ensinar-lhe um jeito de expulsar o que é ruim e ajudá-la a cultivar aquilo que é bom. Creio que, na minha missão de padre, no meu trabalho como evangelizador, eu não faço outra coisa senão propor uma palavra, um pensamento ou uma conduta que façam bem.”

Preconceito

Temos que ter muito cuidado com os rótulos impostos pela sociedade, como, por exemplo, o de que “ lugar de padre é a sacristia”. Deixar de freqüentar lugares públicos é ser “politicamente correto”? Cobrar ou esperar algum tipo de comportamento de alguém, para julgá-lo “certo” ou “errado”, é puro preconceito.

Prefiro os que se mostram! Esses sim, ao contrário do que muitos pensam, costumam ter vida digna, porque, quando estamos expostos, nos colocamos nus perante muitos e, sinceramente, é para poucos! Sabemos onde moram, com quem andam e que lugares freqüentam. É fácil saber deles, quero ver descobrirmos o que fazem os anônimos. Que lugares frequentam? Onde moram?

Por isso, minha admiração pela coragem do jovem padre Fábio de Melo, que não tem o que temer. É precursor de uma maneira moderna de ser padre. Preconceitos e paradigmas? Com certeza, se existirem, não bloquearão Fábio de ser quem ele é.

O mais inteligente é agradecermos a ele, por agregar tanto à nossa arte, compondo e escrevendo obras de conteúdo, num país onde a parada de sucesso classifica a música do “créu” como uma das dez mais.


“Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar. Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar na palavra que escolhemos dizer. É simples...”



De sensível a engraçado, ele conta alguns casos que nos faz rir muito, e acaba transformando o bate-papo, que inicialmente seria de uma hora, em duas. Sem “papas na língua”, com vocabulário rico e, ao mesmo tempo, informal, Fábio chamou de “tosco” o que se vê hoje na televisão e falou que sua vida é uma tragédia, a qual não é diferente da vida de todos nós, apenas com um olhar diferenciado. “Uma garota me procurou para dizer que estava sem vontade de viver, porque seu namorado não a queira mais. Eu pedi para ela visitar o hospital do câncer”.

Como é o assédio das fãs?

“É distante. Acho que elas têm um pouco de medo de mim, porque me ‘coloco’ de uma maneira muito firme em meu Programa, quando falo a respeito deste assunto. O assédio acontece mais por meio de cartas e de e-mails.”

O que já aconteceu de mais absurdo?

“Uma vez veio para São José dos Campos uma garota do Sul, que sempre falava comigo por e-mail. Eu a recebi. Ela me olhou e disse: ‘Vim aqui para resolver nosso problema’. Eu disse que o ‘problema’ era dela e não nosso, e que eu seria a última pessoa que poderia ajudá-la a resolver. Outro caso é de uma mulher sergipana, que me escreve o mesmo e-mail há anos e me ameaça de morte. Ela diz que, enquanto eu não me casar com ela, ela vai tentar me matar. Por isso, todas às vezes que faço show em Aracaju, reforço a segurança.”

Com uma vida sempre disciplinada, Fábio de Melo estudou Filosofia e Teologia. É pós-graduado em Educação e mestre em Teologia Sistemática. Como artista, escreve, compõe e canta, desde criança. Já foi professor, é padre há sete anos e apresentador do Programa “Direção Espiritual”, exibido pela TV Canção Nova. Seu trabalho de Evangelização, por meio da Arte, segue o princípio de que o Evangelho é sempre uma palavra que nos proporciona a "aventura do bem".

“É claro que o meu trabalho atinge diretamente os católicos, mas há um dado interessante. A evagelização pela arte parece ter o poder de atingir os diferentes, sobretudo, os que não professam a religião convencional. Todo mundo precisa de uma palavra que lhe faça bem. Um dia desses me cutucou o ombro, uma mulher que não era católica, e me disse: Moço, eu não suporto padre, mas sabia que você tem mudado muito a minha vida?”

Qual o segredo que fez do seu Programa, um sucesso nacional e internacional?

“Não existe uma fórmula, acho que ser autêntico é essencial.”

No livro “Quem me roubou de mim?”, que bateu recorde de vendas, o que gostaria de ressaltar?

“O mito do amor romântico abrange tudo o que nós interpretamos ao longo da vida. Podemos ter, muitas vezes, uma visão romântica da realidade. Isso nos impede de ver o que é verdadeiro, porque a literatura é uma expressão da realidade, mas ela a suplanta a ponto de uma mentira ser absolutamente saudável do ponto de vista daquilo que ela me sugere. Contudo, ela não se adapta à realidade. É como ouvir um poema que nos provoca uma sensação muito bonita, mas nada nele é verdadeiro. Isso é muito interessante, porque a experiência da arte é quase um esquecimento da realidade. Nós precisamos dessa experiência redentora, mas ela só serve se estiver a serviço de um fortalecimento da nossa vida, daquilo que nós somos. Diante do mito do amor romântico, nós esperamos a pessoa perfeita, as realidades perfeitas, porque achamos que só seremos felizes no dia em que isso acontecer. Isso é, sem dúvida, um seqüestro pavoroso, porque a vida é agora.”


DEUS

“Nós precisamos traduzir de maneira muito humana, muito concreta o que significa ser de Deus. Assumir essa condição de pessoa, essa postura, esse jeito de ser gente, buscando a inteireza o tempo todo é, sem dúvida, viver o processo de santidade. É uma tradução muito atual daquilo que chamamos de santidade. Precisamos – como homens e mulheres cristãos – trazer cada vez mais a figura de Jesus para o contexto da sociedade. E traduzir Cristo é, de alguma forma, combater esse tipo de ‘modelo de não sei o que’, que gera um comportamento altamente desqualificado, despersonalizado, que, infelizmente, por falta de reflexão, acabamos engolindo de qualquer jeito.”

“Amar alguém é viver o exercício constante de não querer fazer do outro o que a gente gostaria que ele fosse”

Para terminar a entrevista, Padre Fabio termina usando uma frase de sua própria autoria = “Tenho uma intuição de que, quando eu simplificar a minha vida, a felicidade chegará em minha casa, quando eu menos esperar.”


CUIDADO...

Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...
Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.

17 comentários:

TAL REVISTA disse...

Boa noite a todos!
Sou Karina Sbruzzy, editora da "TAL Revista".
Infelizmente não conseguimos postar a matéria do Pe. Fábio aqui no BLOG, por tê-la apenas em formato "PDF". Colocamos no BLOG, pelo menos, a entrevista escrita. Aos que quiserem o arquivo em PDF da matéria, nos escrevam um e-mail, ok?

Aos que quiserem um exemplar da "TAL", nossa equipe poderá enviar pelo correio, para qualquer parte do Brasil. Enviem seus e-mails para: talrevistatal@gmail.com e responderemos o mais rápido possível.
Desculpem-nos pelo transtorno e muito obrigada a todos vocês, pelo carinho.
Karina Sbruzzy

Prii Queiroga disse...

Parabéns pela entrevista! Amei!

Anônimo disse...

Padre Fábio(DESCULPAS PELO PADRE)rsss,mas tenho um primo Monsenhor e sempre diz ,pq é formal demais que é bom e que gosta ,porque já passou por tudo isto que passa.Brincadeiras.
vejo seu programa,embora alguns gravados o que não é muito bom,porque seria agradável,trocar idéias ao vivo.
Gostei do li.
Ando muito descrente ,muito sem Fé.Sei que são as pessoas que me rodeiam.
Penso ,não tenho certeza.
Minha Vida não anda bem.
Tenho passado por tantas dificuldades e muitas vezes chego a revolta.
Gostaria de adquirir o seu outro livro que foi o mais lido.Depois adquiro o que irá lançar.
Que vontade de conversar ao vivo!
Sabe,tenho muitas dúvidas.Sou uma ignorante religiosamente falando.
Tenho aprendido a ler a Biblía e nunca deparei com alguma passagem que Jesus se encontrasse com um doente mental.
Há paralíticos,cegos,leprosos,
adúllteraetc.
mas não há sinal de que tenha curado ou pelo menos abençoado um doente mental.
Será que já havia preconceito?
Evidente que sim.
Nenhum padre a quem pergunto me responde.
Na Idade Média ,doentes assim eram queimados,torturados e o cientista Michel de Foucaut na contemporaneidade foi o primeiro a defender o anti-manicômio,escreveu um tratado sobre a loucura.
E todos os grandes mestres da humanidade morreram loucos:pintores,músicos etc.
Que me diz?
A igreja até hoje não fala neste assunto.
Dôo à canção Nova e tb à TV Século 21 e nunca obtive uma resposta e fico aqui pensando o que serão destes seres humanos?
Trabalho com Deficientes.
Desculpas se extrapolei.
Em Cristo
Imaculada

Jaqueline F.C.R disse...

Oii;
Eu adoreii a entrevista!
Eu queria muito um exemplar, mas eu moro muito longe; como eu faço pra te-lo?
Meu e-mail é: jaquelinef.c.r@hotmail.com
Continuem postando entrevista com o Pe. Fábio, eu adoreii!
Fiquem com Deus!
E tudo de bOm!
Tchau
Jaqueline F.C.Ramos

Carlinha.... disse...

Parabéns, Karina!
Realmente a entrevista superou as espectativas... diferentemente do que estamos acostumados a ler sobre quem admiramos, vc conseguiu despir-se da idéia da formalidade paralisante e deu vida nova ao que muitos já sabiam.
É claro, como você mesma frisou, Padre Fábio tem um encanto particular que é impossível passar despercebido. Talvez seja sua imensa doçura que se mescla com a força da sua personalidade autêntica, firme. Mas você conseguiu com maestria, transformar uma entrevista, a priori, formal e previsível, em um delicioso bate-papo, desses que a gente tem vontade que não acabe.
Parabéns, amada. Que Deus abençôe cada vez mais sua vida, seu trabalho e seu talento!

Paz e bem!!!
Carla Balthazar
Niterói - RJ

Anônimo disse...

Parabéns pelo sucesso da Entrevista. Mas, não poderia ser diferente, afinal trocar idéia com Pe. Fábio de Melo é ter uma lição de sabedoria. Ele consegue ter autoridade com humildade. Não sei vocês, mas venho tendo a graça de amadurecer a minha fé com as palavras e pensamentos desse grande profeta. Que o Espírito Santo continue ungido esse grande Sacerdote, não porque seja melhor que os outros, mas por falar o que a humanidade está precisando ouvir. Obrigado Pe. Fábio pela sua vocação e por nos incentivar à aderir ao Reino de Deus.
Tatiana Rosado (Salvador-BA)

Michelle disse...

gostei!

Unknown disse...

gostaria de saber como faço para receber a entrevista completa do Pe. Fábio de Melo?

Anônimo disse...

Parabéns Karina.

A entrevista ficou fantástica. Tanto que mudei até o nome da minha comunidade para Fábio de Melo. Porque o padre fábio é muito mais do que um simples sarcedote é um pessoa abençoada que através da sua arte consegue atingir o coração de tantas pessoas. E isso independente de fé e religião.

Muito obrigada pelo carinho em seus e-mails.

Bjao

Unknown disse...

Caro Pe Fábio por favor já tentei de td e não conseguir encontrar a o texto q leu no programa do dia 31 de julho q fala de silencio, maravilhoso, já entrei no site liguei para canção nova e solicitaram-me o site da revista mas la nada encontrei por favor me envie ou me de o caminho

Aproveitando quero deixar aqui registrado o meu carinho e admiração,pois, através de suas palestras e depois em um dia ao ouvir uma música e por fim ao passar a madrugada domingo e me deparar em um dia que meu coração doía com a tristeza q a vida muitas vezes nos dispõe, resolvi passar pela canção nova na tv e me deparei com um rapaz que falava muito bem e principalmente me transmitia um JESUS o qual era colocado realmente como eu definitivamente acreditara, um JESUS acima de td e todas as coisas onde o amor e as nossas próprias limitações humanas são ênfases, isso tudo me encantou pois a cada palavra eu balança a cabeça como gesto de afirmação com tudo que era dito, daí surgiu uma afinidade e ai percebi q este era o mesmo da música e da palestra q eu ouvira e q houvera me encantado, fui atrás dos cds, das palestras e hoje estou lendo o livro, mas sinceramente seu programa é o ápice, DREÇÃO ESPIRITUAL, é impressionante como consigo cada vez mais crer ao ouvi-lo o sr é uma daquelas pessoas que ao nos depararmos podemos ver CRISTO em ti e isso e maravilhoso como o sr mesmo diz vejo a teologia de cristo (cristologia), acho q é isso rrsrs, em ti acima da de Adão de humano o vejo como a real presença de DEUS aqui na terra através de sua própria criação, isso é encantador. Gostaria muito de conhecê-lo, pena que seus eventos são longe de minha localização, queria muito ir em um lançamento ou na bienal que estará mas e difícil, entretanto, já estou providenciando para ir ao acampamento de outubro, pois, já vi q confirmaste a presença e aproveitar pq nunca fui a um e ate pq so fui a canção nova em 98 e depois nunca mais ate pq graças a ti hj estou buscando cada vez mais reativar minha fé, já adquiri palestras ate para dar de presente aos meus, por fim sei que dificilmente lerá ate pq es muito compromissado e deve ter os q o façam para ti mas mesmo q assim seja quero q lhe repassem que oro por ti e peço a DEUS q continue despertando nas pessoas o verdadeiro CRISTO que não e da auto condenação mas de amor sempre................q ELE o abençoe e o guie........

Por favor, queri de coração este texto lido por favor..........

há com isso, até acabei de pedir meu exemplar por este site.......aproveitando como colocado gostaria q a revista me enviasse a matéria completa por pdf..valeu.......q DEUS esteja conosco


Grato


ROBERTO DE MELO

robertode.melo@bol.com.br
robertode_melo@hotmai.com

Anônimo disse...

ROBERTO DE MELO, ESTE É O TEXTO LIDO PELO PADRE FÁBIO ESCRITO POR ELE EM UMA COLUNA QUE TINHA NA REVISTA IR AO POVO:

Silêncios e Palavras

Na palavra, a comunicação se realiza. No silêncio, ela se completa. Pois a compreensão se concretiza a partir do silêncio. Há poder em ambos e a sabedoria é usar bem esses dois tempos da comunicação.
Dentro de uma composição as pausas são tão importantes quanto os sons. Uma boa orquestra é aquela que executa bem as dinâmicas das pausas e das continuidades. Mesmo no silêncio da pausa a canção continua.
Não diga as coisas com pressa. Mais vale um silêncio certo, que uma palavra errada. O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade recomendava aos poetas:

"Convive com os teus poemas antes de escrevê-los.

Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.

Espera que cada um se realize e consuma

com seu poder de palavra e seu poder de silêncio."


A recomendação do poeta é sábia e pertinente. Um poema só é bem, só é bom, se maturado na sementeira do silêncio. Antes de se tornar palavra, a poesia é experiência de vida silenciosa. Os artistas sabem disso, e nós precisamos aprender.
Demora naquilo que você precisa dizer. Livre-se da pressa de querer dar ordens ao mundo. É mais fácil a gente se arrepender de uma palavra dita, do que de um silêncio. Palavra errada na hora errada pode se transformar em ferida naquele que ouviu, também naquele que disse.

Há muitos momentos da vida em que o silêncio é a resposta mais sábia que nós podemos dar a alguém. Na pressa de falar, corremos o risco de dizer o que não queremos, e diante de tudo que foi dito, nem sempre temos a possibilidade de consertar o erro.

Palavras erradas costumam machucar para resto da vida, já o silêncio certo, esses possuem o dom de consertar. Por isso, prepara bem a palavra que será dita. Palavras apressadas não combinam com sabedoria. Os sábios sempre preferem o silêncio. E nos seus poucos dizeres está condensada uma fonte inesgotável de sabedoria.

Não caia na tentação do discurso banal, da explicação simplória. Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer. Calma para ouvir.

Uma regra interessante para que tenhamos uma boa compreensão de um texto, é justamente a calma. Só assim podemos adentrar nos significados que o autor quis sugerir e conseqüentemente mergulhar no mistério do seu texto. Leituras apressadas podem fomentar equívocos, e equívoco é uma espécie de desentendimento entre o que escreve e aquele que lê. É uma forma de obstáculo para a compreensão da linguagem.

Na comunicação verbal cotidiana, isso sempre acontece. Dizemos, e não somos compreendidos. Diante do impasse duas realidades são possíveis: ou alguém disse com pressa, ou alguém escutou sem atenção. Dizer e ouvir requerem silêncio.
Só diz bem, aquele que pensou antes no que iria dizer, e ouve melhor aquele que se calou para escutar. A regra é simples, mas exigente.

Por isso hoje, nesse tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos.

Padre Fábio de Melo

Anônimo disse...

grato ao AMIGO QUE ME ENVIOU ATRAVÉS DESTE E POR EMAIL o texto q eu tanto procurava deixou aqui meus agradecimentos e que DEUS o ABENÇOE valeu de coraçao sera muito
util

abraços
Roberto

Anônimo disse...

Parabéns Karina,
Adorei a entrevista, achei bastante completa e objetiva, pudemos com ela saber um pouco mais sobre esse ser humano q nos faz tão bem.
Padre Fábio,vc faz com q eu me torne uma pessoa melhor td dia!
Obrigada e beijos.
Tatianne Albieri.
Publicitária
24 anos
S.C.do Sul-SP

TAL REVISTA disse...

A PARTIR DA EDIÇÃO N.03 DA REVISTA TAL, VOCÊS TERÃO UMA COLUNA DO PE. FÁBIO DE MELO.
ELE INICIARÁ SUA COLUNA COM O TEXTO "SILÊNCIOS E PALAVRAS".
EDIÇÃO N.03, QUE SAIRÁ NA ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO.

Unknown disse...

Olá, eu sou admiradora do Pe. Fábio de Melo,gosto muito do que fala, sempre o vejo pela tv em seu programa.
Diante disso gostaria de pedir que se possivel,q vocês me mandem o E-mail, pessoal dele.

obrigada

Danielle

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tenho assistido às suas entrevistas Padre Fábio de Melo, visto pelo computador seus conselhos.
Hoje é um modelo, um exemplo de vida. Fala da misericórdia do Coração de Jesus.
Como tem coragem de se apresentar em BARRETOS, NA FESTA DO PEÃO? As criaturas de Deus são maltratadas, torturadas, haja esporas! Como pode apoiar isto? É preciso voltar o circo, onde os cristãos eram mortos pelos leões para diversão da turba inconsciente.
Padre, pense bem. Seu exemplo pode aumentar ou destruir a fé de muita gente.
Nem sei o que dizer, estou chocada demais. È humano demais, mas apoiar o mal por dinheiro? Não é ser humano demais, é um horror!

Joana, alguém que tem te admirado muito.