segunda-feira, 22 de agosto de 2016

CONTABILIDADE: Área contábil exige profissional versátil

Por atuar em diversas funções, formação pode ser diferencial importante! Veja a dica dessa semana, da Quality Assessoria Contábil para o blog da Revista TAL:

A abertura de novas empresas ou a terceirização do serviço de contabilidade de empresas em funcionamento contribuem para a ampliação do mercado de trabalho nessa área. Com esse cenário, a demanda por profissionais que atuam como auxiliar de serviços contábeis aumenta, e a capacitação pode ser um diferencial importante na hora de buscar uma vaga de emprego. Isso é o que afirma a docente da área de gestão e negócios do Senac Taubaté, Sandra Maria Costa e Souza. 



"
Uma boa formação é essencial. Esta é uma área que requer um mínimo de conhecimento específico. Na área de serviços contábeis, atuam desde profissionais com bacharelado em ciências contábeis até profissionais com habilidades nas áreas fiscal, contábil e trabalhista", comenta. 

O auxiliar de serviços contábeis pode atuar em processos que envolvem admissão, férias, 13º salário, assim como a escrituração de notas fiscais, apuração de tributos e elaboração de obrigações acessórias, isso sempre com a orientação de um profissional da contabilidade. Além dessas atividades, há outras que são específicas da área contábil.

Sandra destaca que o profissional precisa ser versátil, já que é necessário atuar em diversas funções. "Profissional polivalente, com visão estratégica, com habilidades de raciocínio e que tenha facilidade para lidar com processos que exigem certa rotina e registros por serem muitas vezes amparados por legislação são algumas características", conclui a docente. 

VOCÊ SABIA?
Exigência : 
Desde junho de 2015, somente bacharéis em ciências contábeis podem se submeter ao Exame de Suficiência. Dessa forma, só será possível exercer legalmente a profissão após a aprovação no exame de conclusão do curso superior. A exceção para essa exigência é para os profissionais que receberam os diplomas antes da promulgação da lei. 

Com isso, as atribuições do profissional da contabilidade em nível técnico passaram a ser realizadas também pelo bacharel e algumas compartilhadas com outros profissionais, como é o caso das atuações nas áreas pessoal e fiscal. Assim, há a necessidade de profissionais com conhecimento nas áreas contábil, fiscal e de pessoal para auxiliar nos processos pertinentes. 

Essa foi uma DICA da Quality Assessoria Contábil para a REVISTA TAL
Serviço: 
Quality Assessoria Contábil - Taubaté/SP 
Site: www.qualitycontador.com.br / Facebook: www.facebook.com/QualityAssessoriaContabil 
Email: fredericoquality@gmail.com
Tel.: (12) 3621-8298

Cursos 
O Senac Taubaté está com inscrições abertas para diversos cursos na área, como Auxiliar de Serviços Contábeis, Escrituração Fiscal, Noções de Contabilidade para não Contadores, entre outras formações. Informações e inscrições: (12) 2125-6099 ou www.sp.senac.br/taubate

Nenhum comentário: