segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Apresente bem o seu negócio pela internet

Saiba por que é importante estar presente no ambiente online para alavancar suas vendas e fortalecer sua marca.

Nos dias atuais, é praticamente impossível uma empresa ser conhecida sem estar na internet. Isso porque a internet chegou para mudar em definitivo as vidas das pessoas, incluindo até mesmo a forma como as pessoas se relacionam com os seus consumidores.

Carlos Eduardo Silva, docente da área de gestão e negócios do Senac Taubaté e especialista em marketing de serviços, explica que se com as mídias tradicionais o consumidor apenas recebia as informações e era estimulado ao consumo, com a internet ele se torna um produtor de informações, que concorda ou não com as informações publicitárias. 

“Ele gosta, curte, compartilha, encaminha, produz fotos, áudios, blogs e vídeos a respeito do seu produto. Temos agora um cliente que até mesmo gera novos produtos a partir do seu produto, quando se torna uma celebridade virtual e uma marca própria, como os youtubers, por exemplo. Assim, é inevitável considerar que, se esse é o novo mercado e o novo consumidor, a sua empresa ou marca já está presente na internet, mesmo que ainda não exista um site, página ou perfil oficiais”, conta Carlos. 

Mas, por que estar na internet é tão vantajoso? “Vejo como uma forma de participação ativa. Se as informações são trabalhadas e apresentadas na internet, com ou sem a sua participação, é melhor que a participação da marca seja efetiva. Assim ela pode coletar informações sobre o produto ou cliente, interagir com ele, descobrir novas oportunidades e ameaças e se adaptar de maneira mais eficaz a essa nova realidade”, completa o docente. 

Então fique atento ao que é necessário ter em um site para que sua empresa realmente seja “vista”: 
Disponibilize tempo e recursos dentro de um planejamento: é o básico;
- Tome cuidado com o excesso de informações, que alguns chamam de “lixo eletrônico”;
- Destaca-se quem traz e produz informação digital de qualidade, e angaria mais engajamento dos usuários digitais 
- É importante que o usuário tenha as informações que ele busca sobre o produto (sejam em texto, imagem, áudio ou vídeo), como adquiri-lo, dúvidas comuns já sejam respondidas (como um blog, por exemplo) e outras formas de contato com a empresa.

Também fique de olho para não cometer alguns erros que podem descreditar a sua marca: 
- Amadorismo. Por se tratar de um mundo novo, há muitas informações, mas baixa qualidade das mesmas;
- Falta de formação: é preciso estudar sobre ética, psicologia, sociologia, atendimento ao cliente (sim, do outro lado da tela existem pessoas reais, lembre-se disso!), além do domínio técnico das ferramentas digitais, redes e mídias sociais, por exemplo;
- Criatividade em baixa: como a produção de conteúdo é frequente e volumosa, repetições e plágios também são comuns, “CTRL + C e CTRL + V” que predominam;
- Descontrole: por fim, falta gerenciamento e monitoramento digital, um acompanhamento dos resultados obtidos.

Qualquer tipo de negócio ou empresa pode ter um site, apesar de muitos ainda não acreditarem que realmente é necessário. No entanto, Carlos destaca duas coisas que são bastante importantes quando o assunto é presença online. “Seu cliente está na internet também, e vai falar sobre o seu produto. Você quer participar desta conversa? Outra coisa é que, no ambiente online, ao ser comparado às mídias tradicionais, o investimento está entre os mais acessíveis, e com melhores índices de retorno. Então por que não fazer?”, finaliza o especialista. 
Capacite-se 
O Senac Taubaté oferece em sua programação, diversos cursos que podem auxiliar tanto na construção de sites como em planejamentos estratégicos para divulgação online, entre outros. Confira alguns títulos com inscrições abertas: 
- Analista de Marketing em Mídias Sociais 
- Atendimento ao Cliente
- Logística, Marketing e Vendas 
- HTML5 e CSS3 - Criação de Websites.

Nenhum comentário: