quinta-feira, 28 de julho de 2016

DICA: Na contramão da crise, startups crescem no país

Nos últimos anos, as startups brasileiras têm crescido cada vez mais em quantidade e tamanho. Só nos últimos seis meses de 2015, o número de startups cresceu 18,5% no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Startups*. Isso faz com que seja necessário disseminar estratégias, metodologias e tendências para ajudar essas empresas a atrair investidores, escalarem e ganharem seu mercado. 

A docente da área de gestão e negócios do Senac Guaratinguetá, Ana Carolina Monteiro de Souza, explica o que significa esse novo modelo de negócio e dá dicas de como ter a sua startup. Confira: 

O conceito 
Uma startup é formada por um grupo de pessoas que decide empreender, trabalhando com a ideia e o projeto de uma empresa que tenha um modelo de negócio repetível e escalável. Ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto ou serviço em grande escala. E escalável quer dizer que a empresa deve ser capaz de crescer e expandir seus negócios exponencialmente sem afetar seu modelo de negócios. 

O planejamento 
Caso você queira criar uma startup, é necessário elaborar um plano de negócio, validar a ideia e trabalhar para colocar tudo em prática. Após essa fase, a startup pode se tornar uma empresa de sucesso e com grande lucratividade, se bem administrada. As áreas de apostaAs startups podem ser criadas em diversas áreas, desde que o negócio siga o conceito do modelo de negócio, ou seja, com possibilidade real de expansão e alta lucratividade em pequeno período de tempo. Muitas startups são empresas de internet, como sites e aplicativos, pelo fato de o ambiente online permitir a expansão do negócio de forma mais rápida, barata e em larga escala. 

Os investidores 
Primeiramente, os empreendedores validam a ideia perante o mercado e, após a comprovação de que se trata realmente de uma startup, é necessário a divulgação para atrair investidores. Essa captação pode ser feita pela internet, que é uma grande vitrine a um custo baixo, ou por meio de parcerias com profissionais ou outras empresas da área de atuação do novo empreendimento. Há também as chamadas aceleradoras de startups. No Brasil, existem programas de aceleração apoiados pelo Governo Federal e dentro de universidades. Além disso, os eventos de incentivo à atitude empreendedora são formas de aproximação de jovens empreendedores com futuros negócios e novas possibilidades.

Dicas para ter a sua startup 
- Não basta ser somente criativo para fundar uma startup, é necessário ser inovador. Criatividade é ter boas ideias, já a inovação é colocar essas boas ideias na prática, de forma objetiva e com sustentabilidade; 

- Procure bons mentores para a sua startup. Há profissionais experientes em mentoria, cujos conselhos podem aumentar o potencial de sucesso do seu negócio; 

- Seja dedicado à sua ideia, os obstáculos serão vários até o sucesso da startup; 

- Seja objetivo, possuir dados concretos que comprovem a sustentabilidade e o potencial de crescimento do negócio é importante para conseguir investidores; 

- É preciso pesquisar linhas de crédito e fontes de financiamento que são destinadas às startups, muitas vezes com condições de pagamento mais atrativas que as praticadas pelo mercado. 

Incentivo ao empreendedorismo 
O programa Empreenda! do Senac São Paulo está entre os eventos de incentivo ao empreendedorismo e inovação. Em sua nona edição, a iniciativa tem por objetivo formar uma cultura empreendedora entre os alunos do Senac, estimulando a difusão e aplicação dos conceitos de empreendedorismo de forma prática. Mais informações sobre o Empreenda!: empreenda2.idesk.com.br

Como empreender? 
Para os interessados em empreender e ingressar num novo mercado, o Senac Guaratinguetá está com inscrições abertas para o curso Atitude Empreendedora. O objetivo é estimular os participantes, por meio de vivência e atividades comportamentais, a desenvolver características empreendedoras que aprimorem suas competências profissionais em qualquer que seja a área de atuação. As aulas acontecerão de 20 de agosto a 24 de setembro, das 9h30 às 13h30, sempre aos sábados. Mais informações pelo Portal www.sp.senac.br/guaratingueta.

Serviço:
Quality Assessoria Contábil - Taubaté/SP
Site: 
www.qualitycontador.com.br
Email: fredericoquality@gmail.com
Tel.: (12) 3621-8298

Essa foi uma DICA da Quality Assessoria Contábil para a REVISTA TAL

Nenhum comentário: