segunda-feira, 13 de março de 2017

Aprenda a fazer pães caseiros

Centro Universitário Senac de Campos do Jordão comenta sobre a história do pão e traz duas receitas bastante saborosas para se fazer em casa

Segundo historiadores, o pão nosso de cada dia teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Naquela época, os pães não eram tão diversificados e saborosos como os de hoje; eram alimentos achatados, duros e secos.


Já o pão levedado, aquele que se utiliza de levedo ou fermento e assados em forno, foi inventado no Egito com a descoberta da fermentação, há cerca de 6.000 anos.

Para se fazer um pão, são necessárias algumas matérias-primas básicas, como a farinha de trigo e/ou outros tipos de farinha adicionados de líquidos. Podem também conter outros ingredientes para cobertura e recheios e ainda serem diferenciados em seus formatos e texturas, desde que não descaracterizem o produto.

Confira duas receitas de pães sugeridas pelo Centro Universitário Senac Campos do Jordão, que são bastante saborosas e que podem ser feitas em casa:

Pão de Cerveja
*rendimento: 4 unidades

Ingredientes
1000g de farinha
200g de açúcar
20g de sal
120g de manteiga
100g de ovos
80g de fermento biológico fresco (caso utilize o fermento seco, diminua para 20g)
500g de cerveja gelada

Finalização
1 clara de ovo
50ml de água

Modo de preparo
Hidrate o fermento se o dia estiver frio (200g de cerveja + 200g de farinha + todo o fermento pedido. Misture e espere por 20 minutos). Faça o mise en place (colocar em ordem) dos ingredientes. Misture todos os ingredientes secos dentro de um bowl (tigela). Adicione a cerveja e o fermento. Reserve um pouco da cerveja para o final. Misture para que os líquidos sejam absorvidos pela farinha. Adicione a manteiga. Misture e avalie se há necessidade de mais cerveja. Sove a massa até obter uma textura lisa. Faça uma bola e deixe descansar coberta por 10 minutos. Porcione em 4 pedaços e boleie novamente. Abra a massa em formato triangular. Afine a ponta do fechamento.Enrole a massa formando um rocambole. Passe na mistura de clara e água. Finalize com a aveia em flocos. Aperte na fôrma e deixe fermentar o máximo possível. Asse em forno a 190ºC por aproximadamente 30 minutos. Deixe esfriar um pouco, desenforme e deixe esfriar bem. 

Observação: cada tipo de forno terá a sua temperatura ideal de trabalho. O valor considerado anteriormente é uma referência para o forno doméstico. A cerveja adicionada diretamente na massa retarda levemente o processo fermentativo. Se quiser apressar o processo, leve a cerveja ao fogo e deixe ferver por 2 minutos, resfrie e utilize.



Pão de Abóbora e Coco
*rendimento: 5 unidades

Ingredientes
1000g de farinha de trigo
500g de abóbora (cozida e amassada)
150g de açúcar
20g de sal
50g de manteiga
2 gemas
40g de leite em pó
80g de fermento biológico fresco (caso utilize o fermento seco, diminua para 20g)
100ml de leite de coco
300ml de água

Recheio
200g de açúcar
800g de ricota
4 ovos
400g de uvas-passa
Quanto baste de essência de baunilha

Cobertura
400g de açúcar de confeiteiro
80ml de suco de limão siciliano
Quanto baste de zestes de limão siciliano 

Modo de preparo
Hidrate o fermento se o dia estiver frio (100g de água + 100g de farinha + todo o fermento pedido. Misture e espere por 20 minutos). Cozinhe a abóbora com ou sem casca. Passe no processador. Esfrie. Faça o mise en place (colocar em ordem) dos ingredientes. Misture todos os ingredientes secos dentro de um bowl (tigela). Adicione a água, o leite de coco, a abóbora, as gemas e o fermento. Reserve um pouco da água para o final. Misture para que os líquidos sejam absorvidos pela farinha. Adicione a manteiga. Misture e avalie se há necessidade de mais água. Sove a massa até obter uma textura lisa. Faça uma bola e deixe descansar coberta por 10 minutos. Porcione em pedaços de 450g e boleie novamente. Abra em formato retangular. Espalhe o recheio e enrole como um rocambole. Enrole e corte em 8 partes iguais (fatias). Coloque as fatias em pé em uma fôrma de pudim (untada e enfarinhada). Deixe fermentar até dobrar de tamanho. Asse em forno a 190ºC por aproximadamente 25 minutos. Deixe amornar. Aplique a cobertura. Esfrie.

Observação: cada tipo de forno terá a sua temperatura ideal de trabalho. O valor considerado anteriormente é uma referência para o forno doméstico.


*Fonte: Apostila Pães Caseiros; Centro Universitário Senac - Campos do Jordão.

Nenhum comentário: