quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Crise econômica passa longe do segmento de festas infantis

Crescimento do mercado torna o setor um negócio lucrativo. Docente do Senac Taubaté comenta o assunto e esclarece algumas dúvidas a quem pretende empreender neste segmento de festas infantis, que em 2015, cresceu em média 30% (dados do Sebrae), movimentando quase R$ 17 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA).



Quem é que não gosta de uma festa infantil? Pode ser uma festa em família, com algumas comidinhas gostosas, um bolinho simples e aquele brigadeiro caseiro ou mesmo festas extravagantes, luxuosas, regada a muita comida, bebida, brincadeira e decorações perfeitas.

Maria Lúcia de Paiva, docente da área de eventos do Senac Taubaté, explica que hoje um dos principais atrativos dos espaços e buffets é saber atuar de acordo com o público que está trabalhando. "O diálogo com o cliente é essencial para fazer um trabalho personalizado, característica que mais atrai o público, e buscar opções para agradar diferentes gostos e estilos, além de desenvolver um cardápio elaborado especialmente para cada cliente, em especial com alimentos saudáveis e buscando a agradar àqueles com restrição alimentar".



Além da gastronomia, outro diferencial do serviço é a realização de brincadeiras que promovem a interação e diversão às crianças. Um evento cada vez mais personalizado e diversificado traz ao aniversariante e convidados uma atmosfera de sonho, tornando a festa um momento inesquecível.

O custo de uma festa infantil pode variar bastante, dependendo do modelo de festa escolhida. Algumas empresas trabalham com tabelas e formatações de cardápios e preços fixos, sem buscar uma customização da festa. Já outras empresas têm valores diferenciados, valorizando a sustentabilidade, alimentos saudáveis. "Na verdade, o valor vai variar muito do tema escolhido, do local onde pretende fazer a festa, do número de pessoas convidadas, entre muitos outros detalhes que podem minimizar ou aumentar o custo do evento. Alguns espaços ainda fazem promoções em dias de pouco agendamento", comenta a docente.





Uma festa em casa pode reduzir ainda mais o custo. Além do espaço que você deixa de pagar, é possível contar com uma organizadora de eventos que irá buscar profissionais com valores mais acessíveis sem perder a qualidade. "É claro que dependendo da festa, o evento não ficará necessariamente mais barata, mas uma festa em casa trará ainda maior satisfação aos familiares, além de poder ser muito mais incrementada", diz Maria Lúcia.

IMPORTANTE:"Além de um espaço adequado, que não ofereça riscos à criança, é importante levar em consideração uma alimentação adequada e saudável, o espaço para recreação, e uma bela mesa de bolo e doces. Também é ideal que não falte um bom fotógrafo ou profissional para filmagem para registrar os momentos".



Principais erros a serem evitados
"Nunca escolha um espaço que não dê liberdade à criança. Em alguns locais, os espaços são tão pequenos e querem colocar tantas atrações que não há espaço para as crianças brincarem e os convidados transitarem, ou seja, fica todo mundo incomodado". A docente também pede cuidado com as bebidas: devem ser oferecidas várias opções e nunca devem ser servidas quente. Não sature as crianças com muitas atrações, pois elas também gostam de correr e brincar entre eles, sem brinquedos eletrônicos. E sempre tenham uma opção de alimentos para as crianças com alguma restrição; nada pior do que a criança ir à uma festa e não poder comer nada. "Para evitar esse tipo de desconforto, é só perguntar aos pais se o aniversariante ou algum convidado tem algum tipo de restrição alimentar".

É um mercado bom para se empreender?
"Altamente interessante e com bom retorno. Segundo dados de pesquisa, o interior é a melhor opção para quem busca empreender neste ramo. A capital de São Paulo já está bastante saturada, mas o mercado ainda pensa em alternativas mais customizadas para as festas".





Está interessado? Saiba por onde começar 
"Iniciar sempre por um bom Plano de Negócio, pesquisar regiões, público alvo, espaços ou terrenos onde possa consolidar seu negócio. O Senac Taubaté, por exemplo, tem inúmeros cursos da área de eventos e também cursos que podem complementar o negócio, como o curso livre Buffet Infantil - Da Criação à Administração, que além de ajudar na estruturação negócio, também desenvolve conhecimentos sobre as festas infantis".

Qual seria o investimento inicial?
"Se você for locar um imóvel, deverá pensar em uma estrutura legal, com mesas e atrações, além de material de apoio. Com cerca de R$ 50 mil você pode iniciar e aos poucos ampliar seu negócio. Importante destacar que você terá que contar com uma bela opção de fornecedores. Mas se você for construir seu próprio espaço, pode iniciar com um galpão para locação e, aos poucos estruturar o lugar. Sempre importante lembrar que um buffet precisa de um projeto diferenciado e é importante contar com um bom engenheiro ou arquiteto".

Em caso de pouco dinheiro e muita criatividade, é possível começar como uma assessoria de eventos, ou seja, contar com bons parceiros e somente montar os eventos que podem ser em casa, restaurantes, salões, entre outros.



Tendências
Com a abertura de muitos buffets sempre com o mesmo tipo de atração e linguagem cênica, as festas personalizadas estão em alta e não é só em festas infantis; busca-se para casamentos, eventos empresariais, entre muitos outros. As festas personalizadas trabalham com mesas bem-dispostas, repletas de detalhes que complementam o tema, deixando a festa ainda mais original. Mas é importante lembrar que os buffets também podem optar por eventos personalizados.
Outra tendência que vem crescendo muito com as festas personalizadas é a de papelaria em eventos. Esta área elabora todo o material, como convites, enfeites e lembranças personalizadas. 

Cursos na área de eventos
O Senac Taubaté oferece inúmeros cursos na área de eventos, entre eles:
A Arte de Fazer Festas, Cerimônias Especiais e Eventos Temáticos 
- Buffet Infantil - Da Criação à Administração 
- Básico em Organização de Eventos 
- Cerimonial e Protocolo de Eventos 
- Contador de Histórias 
- Decoração e Recreação com Balões 
- Festas, Banquetes e Gastronomia 
- Marketing de Eventos 
- Mestre de Cerimônias - Técnicas de Apresentação de Eventos



- Conheça o Insta da Tal Revista: AQUI
- Conheça a fanpage da Tal Revista: AQUI
- Conheça o Youtube da Tal Revista: AQUI

Nenhum comentário: